Exu

 

    Antes de abordar efetivamente o tema, gostaria de frisar bem que Exú não é o Diabo e nada tem em comum com ele.

    Acredito que um dos responsáveis em fazer com que as pessoas pensem que Exú é o Diabo é o comércio das imagens (estátuas) de seres masculinos e femininos de cor vermelha, com chifres, com rabo, segurando garfo, nús, com duas cabeças e muitas outras barbaridades que se vendem por aí dizendo-se ser Exú ou Pomba Gira. Ou então pelo fato de muitos dizerem que quando uma pessoa está sofrendo obsessão está tomada por um Exú. O certo seria dizer que a pessoa está sendo importunada por um kiumba.

    O que podemos garantir é que Exú e Pomba Gira são espíritos mais evoluídos do que nós.

    Quando nos referirmos a Exú, considere-se também Pomba Gira, que é Exú em apresentação feminina.

    Na verdade Exú é o agente cósmico necessário e equilibrador entre as coisas passivas e ativas, entre as coisas tangíveis e intangíveis, entre as coisas criadas e incriadas, entre as coisas que são e que serão.

    Exú é o incansável trabalhador do Astral e dedicado intermediário entre a Luz e as Sombras e que na sua árdua tarefa de Guardião intercede por nós, sem ferir a Lei, pois o Exú está sempre acima dos conceitos que nós pobres terráqueos temos sobre o Bem e o Mal. Podemos dizer que Exú é o Executor da Justiça e Magia.

    Diríamos ainda que Exú não é bom nem ruim, Exú é justo!