Oxalá

 

                  Orixá Oxalá é o senhor da força, o senhor do poder da vida e o primeiro dos Orixás.

     Cor: Branco

     Elemento: Água

     Dia da semana de vibração maior: Segunda-Feira

     Sincretizado : como Jesus Cristo, tem o seu dia comemorado em 25 de Dezembro

           Características dos seus filhos: Os filhos de Oxalá são pessoas muito tranqüilas, com tendência à calma, inclusive nos momentos mais difíceis. São amáveis e prestativos, mas nunca subservientes, pois não se rebaixam a ninguém. Sabem argumentar muito bem, convencendo qualquer pessoa de suas intenções. 

 

                  Oxalá, nome originário da contração de "Orixá n' ti Alá" (o orixá que veste o branco), costuma ser chamado “o maior dos Orixás”. Responsável pela criação do homem nas lendas africanas, Oxalá na Umbanda é a representação de tudo o que é verdadeiro, puro e bom. Daí seu sincretismo com Jesus Cristo.

Na Umbanda Sagrada o primeiro trono pertence a esse orixá: o Trono da Fé. Oxalá, então,  é o responsável pelo principal sentido da religião: a fé.  Ele é a própria manifestação divina da fé e o despertar da religiosidade em nossas vidas.
                Oxalá é magnetizador, envolve as pessoas com o magnetismo, e seu elemento é o cristalino. Ele representa a paz, o perdão, a piedade, a misericórdia, a compaixão, a fraternidade, a irmandade, a compreensão, a tolerância e a resignação. Caso precise de alguma dessas qualidades, acenda uma vela de sete dias brancas e peça o poder magnetizador de Oxalá em sua vida.

 

Saravá, Oxalá!
               Oxalá, Meu Pai!